Histórico musical de Kueno Aionda é surpreendente [Biografia]



Kueno Merquides Vieira Aionda , cantor e compositor, nascido e criado em Luanda, a 29 de Maio de 1986, mais conhecido pelo nome artístico Kueno Aionda.

Desde muito cedo ganhou o gosto pela arte em particular pela música. Decidiu divulgar o seu talento, quando participou no concurso “Canta Canta” da Rádio Luanda conduzido por Pedro Benge em 2002.
Um ano mais tarde, participou num concurso de imitação e interpretação de músicas “Estrelas ao Palco”, exibido pela TPA. 

Embora tenha fracassado em não conseguir a passagem para continuar no programa, o músico não desistiu e continuou na batalha, e inscreveu-se novamente no ano a seguir (2004), conseguindo alcançar o Terceiro Lugar, ao interpretar a música “Sei”, do Grupo Afrikando. 

Apesar da proeza no ano anterior, o mesmo não aconteceu em 2005, quando interpretou a música composta por Voto Gonçalves denominada “Carnaval”, no Festival da Canção de Luanda, promovido pela Radio Lac. Em 2006 volta a participar no mesmo Festival, com a canção “Vencerás” de sua autoria e mais uma vez não saiu vencedor.

Estas perdas não o abalaram, antes pelo contrario seguiu em frente e de cabeça erguida continuou a batalha pela conquista do seu sonho. Em 2010 volta a concorrer no Festival da Canção de Luanda, com a música “Tu Vives em Mim”, e finalmente a conquista pelo primeiro lugar tornou-se uma realidade.

Em 2011, foi o representante da província de Luanda ao “Variante”, concurso de música popular angolana, onde conquistou o terceiro lugar.

O Ano 2012 foi a porta de entrada para o Mercado nacional, vendo a sua música “Tu Vives em Mim”, entre as mais tocadas nas Rádios, por este motivo mereceu o prémio de Kizomba do Ano no Top Rádio Luanda.
Em 2013, o sucesso foi consumado com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico. 

O álbum foi lançado no dia 07 de Julho de 2013. Com o lançamento do seu primeiro disco, viu o seu nome entre os dez artistas mais queridos de Angola, no Top dos Mais Queridos, realizado pela Rádio Nacional de Angola. Nesta edição recebeu o prémio “Artista Revelação”.

Em Janeiro de 2014, foi o músico convidado a apresentar-se em Show no conceituado Top Rádio Luanda, onde também mereceu o troféu “Balada do Ano” com a música “Porta Aberta”. Desde então, tem estado firme entre as novas referências da música Angolana. Tem participado em diversos espectáculos em Angola e não só, fazendo jus ao crédito de confiança depositado pelos bons apreciadores de música e de performances ao vivo. 

Neste momento, encontra se em preparação, para lançar a sua nova obra discográfica, com a assinatura da Milionário Records.

0 Comentários

Enviar um comentário